TAG Maquiagem & Cosméticos: Conheça os empregos que não permitem o uso de makes, perfumes ou esmaltes durante o expediente!

Conheça os melhores aplicativos de maquiagem disponíveis para iOS e Android!
19/12/2022
TAG Moda: Conheça aqui as melhores marcas de roupas infantis para investir em 2023
27/02/2023
Exibir tudo

TAG Maquiagem & Cosméticos: Conheça os empregos que não permitem o uso de makes, perfumes ou esmaltes durante o expediente!

As mulheres possuem inúmeros hábitos capazes de trazer a sensação de beleza, higiene e cuidados pessoais. Afinal, não há nada melhor do que se sentir cheirosa e bem arrumada, seja para ficar dentro de casa ou para sair. Tais costumes, ao contrário do que muitos pensam, não são realizados com o objetivo de agradar outras pessoas. 

Isso se dá, pois, o auto cuidado serve para que seja possível ficar bem consigo mesmo e consequentemente, as pessoas ao nosso redor irão notar. Portanto, manter uma rotina de skin care, utilização de cosméticos para o corpo, fazer as unhas e cuidar dos cabelos faz toda a diferença para a auto estima. 

Ainda assim, é preciso ficar atenta, uma vez que diversas empresas e modelos de trabalho não permitem o uso de maquiagem, perfumes, cosméticos que possuem fragrância ou mesmo esmaltes, sendo necessário retirar nos dias de expediente. 

Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar quais são os empregos que impedem tais hábitos e quais são as características das exigências. Não deixe de conferir!

Serviços Industriais e de Manutenção 

Apesar de serem empregos exercidos majoritariamente por homens, as mulheres também executam atividades de desentupimento de esgoto em Curitiba ou São Paulo, reparação de encanamentos, construção civil, servente de pedreiro, serviços industriais gerais, manutenção ou operação de máquinas, entre outros. 

Em tais locais, apesar de não ser estritamente proibido a depender da área de atuação, a indicação de vestimentas durante os expedientes envolve a utilização de toucas, cabelos presos, unhas sem esmalte, cosméticos neutros e maquiagens leves ou ausentes. 

No caso dos desentupimentos, por exemplo, não há proibição, mas não vale a pena utilizar os itens, uma vez que o expediente vai exigir muito do corpo. Contudo, nos casos de indústrias de produção de alimentos ou instrumentos de saúde, na maioria dos casos, o uso dos adornos acima mencionados é proibido, não havendo flexibilidade. 

Serviços em Hospitais

Médicas e enfermeiras não podem de maneira nenhuma utilizar maquiagem, unhas longas com esmaltes e cosméticos muito fortes nos hospitais, centros de cuidados intensivos, maternidades, entre outros. 

Tudo isso considerando não só o bem estar dos pacientes, mas as políticas de cuidados hospitalares, que exigem o cumprimento rigoroso de códigos de conduta. 

Afinal, durante os cuidados intensivos se as unhas grandes rasgarem as luvas de proteção e atingirem regiões vitais, é possível que aconteçam óbitos. Além disso, cosméticos fortes podem não ser interessantes para alguns pacientes. As maquiagens também não são indicadas durante plantões de atendimento. 

Serviços em Cozinhas

Quem cozinha ou trabalha com qualquer vertente do âmbito alimentar, é proibido de utilizar cabelos soltos, maquiagem, unhas longas e pintadas, cosméticos fortes, entre outros. É claro que existem suas flexibilizações, mas quando se trata de comida a abordagem é tão rigorosa quanto a dos hospitais. 

Afinal, trazer uma má experiência para os clientes já é ruim por si só, mas a falta de cuidados necessários pode causar infecções alimentares, contaminações graves, disseminação de doenças infecciosas, disseminação de doenças parasitárias e muito mais. Portanto, é estritamente proibida a utilização de determinados adornos. 

Deste modo, é importante sempre estar atenta às regras do seu local de trabalho. Esperamos que as informações aqui apresentadas possam ser úteis para a sua jornada de aquisição de conhecimento. Obrigada por nos acompanhar até aqui!