Cuidados com a pele para evitar manchas e cicatrizes

3 dicas para que as mulheres do nicho da beleza se tornem mentoras profissionais!
22/07/2022
Fazer alongamento de cílios vale realmente a pena? Descubra aqui!
03/08/2022
Exibir tudo

Cuidados com a pele para evitar manchas e cicatrizes

A cada dia que passa o sol fica cada vez mais agressivo com a pele, devido aos efeitos climáticos. Há também alguns procedimentos que contribuem para uma pele manchada, além de algumas cicatrizes.

É preciso tomar alguns cuidados para evitar que a pele fique com cicatrizes e manchas, especialmente para quem gosta de exibir a boa forma durante o verão. Neste artigo você vai ver algumas dicas de cuidados para proteger a pele de marcas e manchas. Confira!

Cicatrizes cirúrgicas

Algumas cirurgias podem contribuir para o surgimento de algumas cicatrizes, especialmente quando o procedimento foi uma cirurgia por videolaparoscopia.

Algumas cirurgias podem deixar uma cicatriz significativa, já outras nem tanto. Mas quando há uma cicatriz é preciso ter muito cuidado. É necessário usar sempre protetor solar no local afetado, além disso, evitar expor a região ao sol para evitar que manchas apareçam no local da cirurgia.

Outra dica muito importante também é usar sempre creme de hidratação com substâncias que contribuam para melhorar o aspecto da cicatriz.

Tratamentos na face

Quem está passando por tratamento na face ou pretende passar, precisa ter muito cuidado para não contrair algumas manchas. Dependendo do procedimento e da falta de cuidado, a exposição ao sol pode ocasionar em uma mancha permanente.

Por isso, o ideal é evitar a exposição ao sol por no mínimo trinta dias, especialmente para quem fez peeling químico, sessões de laser ou qualquer outro procedimento.

A dica é usar um protetor solar com fator alto. Sempre que precisar sair e se expor ao sol, procure usar chapéu, boné, óculos escuros, além do protetor. Tente ao máximo não ficar diretamente no sol.

Cuidado com frutas ácidas

Todos nós sabemos que algumas frutas ácidas podem causar manchas difíceis de sair da pele. Uma fruta muito conhecida é o limão.

O ácido do limão pode causar manchas na pele, deixando o visual esteticamente feio ou desconfortável. Por isso, a dica é manusear bem a fruta, evitando o máximo possível de contato com o líquido da fruta e quando ocorrer o contato, lavar bem a região com água e sabão. Nunca, jamais se expor ao sol com a pele manchada de suco de limão.

A dica também é válida para quem faz uso de tratamento com ácido. O ideal é evitar se expor ao sol por no mínimo dois meses.    

Diminua a esfoliação

A esfoliação faz muito bem para a pele e para o corpo, porém, precisa ser feita com muito cuidado e de forma planejada, pois a esfoliação em excesso pode contribuir para o surgimento de manchas.

A esfoliação deixa a pele mais sensível e por isso pode sofrer com os efeitos do sol, mesmo que haja o uso de protetor solar. O ideal é não fazer esfoliação durante o verão, ou fazer em dias planejados. Assim, você evitará os danos causados pelo sol em uma pele esfoliada.

Protetor solar sempre

O protetor solar deve ser usado sempre em toda a parte do corpo que fica exposta ao sol. Dessa forma, você evita que manchas como melasma apareçam. Uma região que também não deve ser esquecida é o pé a as mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.