Como aprender a escolher o condicionador certo para o seu tipo de cabelo

Quais os riscos que a gordura abdominal oferece para saúde?
13/08/2021
Confira o passo a passo de cuidados para quem tem a pele negra
20/08/2021
Exibir tudo

Como aprender a escolher o condicionador certo para o seu tipo de cabelo

Cabelos hidratados, macios e brilhantes são fruto de cuidados diários que toda mulher precisa ter. 

A rotina de limpeza e hidratação dos fios precisa englobar, inclusive, o uso de uma dupla inseparável: o shampoo e o condicionador

Enquanto o primeiro auxilia na limpeza dos fios, o segundo ajuda a selar as cutículas, impedindo que os nutrientes depositados pelo shampoo se percam durante a lavagem. 

No entanto, apesar de quase todo mundo saber para que serve o condicionador, poucas ainda sabem como escolher o condicionador certo para o seu tipo de cabelo. Dependendo do tipo, ele pode deixar o seu cabelo maravilhoso ou extremamente ressecado e sem vida. Vamos conhecê-los abaixo. 

Lisos 

Um dos fios mais desejados são os mesmos que menos precisam de hidratação constante. Isso acontece porque a oleosidade natural destes tipos de cabelos percorre desde a raiz até as pontas dos fios. 

O melhor condicionador para cabelo liso é aquele mais leve, que consegue hidratar os fios sem deixá-los com o aspecto pesado. Dê preferência para modelos da mesma família dos shampoos, assim seus fios são tratados da mesma forma, recebendo os mesmo nutrientes e vitaminas. 

Cacheados e crespos

Por exigirem cuidados redobrados, os cabelos cacheados e crespos sofrem com o ressecamento. A oleosidade dos fios tem dificuldade para percorrer todo o comprimento dos fios. Como não chega até as pontas, logo, os fios ficam secos, quebradiços, com mais volume e frizz. 

Portanto, na hora de lavar estes fios com condicionador, procure um produto que contenha ingredientes que reduzam essas características como óleo de argan, de semente de uva, manteiga de karité, queratina, entre outros. 

Oleosos 

A oleosidade excessiva pode se transformar em um problema para os fios e tornar o couro cabeludo o lugar perfeito para o crescimento de dermatites como a caspa, além de enfraquecer a fibra capilar e levar à queda. 

Por isso é preciso, além de escolher evitar banhos muito quentes, como produtos para cabelo que tenham óleo mineral na composição. Ao contrário, procure por aqueles que contam com ingredientes que não estimulem a produção de sebo. 

Tingidos 

Cabelos que passaram por processos químicos podem ficar ressecados com o passar do tempo. Neste caso, os cuidados precisam ser ainda mais redobrados. 

A água fria e a hidratação semanal são as melhores amigas dos fios tingidos, assim como um condicionador para cabelos tingidos que consiga preservar o volume de água natural, consiga preservar o brilho e a cor, além de deixar os fios mais espessos e fortes.

Agora que você já sabe como escolher o seu condicionador profissional de acordo com o seu tipo de cabelo, aproveite para conferir outros artigos como esse e sinta-se cada vez mais bela com seus cabelos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *