Que o artesanato é uma caixinha de surpresas a gente já sabe! São diversas modalidades e técnicas das quais podemos nos aprimorar e, quando o assunto é o bordado, este universo fica ainda mais vasto, não é mesmo? Por isso, hoje, vamos explorar a peça básica para esta técnica tão querida que é o bordado ficar perfeito: o bastidor!
Siga com a gente para saber mais sobre os tamanhos e finalidades dos diferentes tipos de bastidores para bordar.
Bastidor de madeira Tipo A
Com certeza são os mais usados já que são fáceis de encontrar e não possuem regulagem. O bastidor Tipo A fica perfeito para ser usado na decoração de ambientes, portas de maternidade e até mesmo em vitrines, já que seu acabamento em madeira é super bonito e não tem aberturas. Você também pode costurar uma fitinha na parte de trás do bastidor, caso não queira pendurá-lo com um prego pequeno.
Bastidor de madeira Tipo AT
Encontrado em lojas mais específicas de armarinhos, o bastidor de madeira Tipo AT é mais difícil de encontrar. Com regulador de parafuso, você pode afrouxar e apertar o quanto for necessário, dependendo da grossura do tecido. Para decorações não é tão bonito por causa do parafuso alongado, por outro lado, você não precisa costurar fitas nem nada. Outro detalhe é que conforme o tempo de uso, há um afrouxamento da peça, mesmo quando o regulador está bem justo.
Bastidor de plástico
Esses sim, são os queridos do momento para a maioria das bordadeiras! Fácil de usar, o bastidor de plástico não precisa de regulador e vem com uma argola para pendurar. O modelo não danifica o tecido, é excelente para o costura e bordado e, você ainda encontra a peça com uma maior diversidade de cores. Ideal para ponto-cruz, é possível encontrar modelos lindos que também podem ser usados na decoração dos ambientes.
Bastidor de inox
O bastidor de inox é bem mais largo quando comparado aos outros tipos de bastidores. Podem ser usados em diversos tipos de tecidos e bordados à mão, mas são indicados principalmente para feltros. São bem mais leves que os bastidores de plástico ou madeira e também contam com parafuso regulador. A dica de decoração com a peça são para ambientes mais modernos e com um toque industrial.
Viu só quantos tipos de bastidores para bordar? Agora, vai de você testar e escolher com qual se adapta melhor. Cada tipo é mais ou menos indicado para determinada função e, é claro, para cada bordadeira. Aproveite também para montar ou renovar o seu kit bordado. Verifique se suas agulhas estão em ordem e se a linha para bordar está em dia e resistente.