3 dicas para um retorno perfeito à academia (Foto de Ivan Samkov no Pexels)

3 dicas para um retorno perfeito à academia

October 30, 2020

Felizmente para todos -especialmente para os atletas-, está oficializado que academia curitiba pode reabrir com cuidados ainda, mas deixando muitos atletas felizes. 

Esta tão desejada volta aos ginásios traz novidades importantes, tanto a nível jurídico e higiénico, como de desempenho pessoal, sendo imprescindível que os tenha em consideração para se proteger a si e aos outros, evitando assim um novo encerramento por avaria do vírus.

1. Cumpra os novos regulamentos de higiene da sua academia

Se você acompanhou o fluxo de informações sobre COVID-19 durante esses meses, provavelmente já sabe que as chances de se infectar – como com qualquer vírus – são muito maiores em um espaço fechado do que em um espaço aberto. 

Se acrescentarmos que no ginásio todos estão a exalar ar devido à natureza da atividade que realiza, surge um cenário bastante delicado e para que funcione é necessário seguir rigorosamente os novos regulamentos de higiene dos ginásios.

Esses regulamentos podem variar um pouco dependendo do centro que você frequenta e você deve consultá-los pessoalmente, mas o que todos devem cumprir é:

Uso da máscara dentro das instalações.

Capacidade a 50% e sem necessidade de marcação.

Tente manter uma distância de dois metros com as pessoas que estão compartilhando o espaço.

Podem ser usados ​​vestiários e áreas de duche.

Embora o último seja permitido, é sempre aconselhável tomar cuidado e tomar banho em casa, apesar de haver a opção de fazê-lo no centro, a menos que seja impossível para você. 

Além disso, é muito provável que o pessoal da limpeza do ginásio esteja mais presente do que o normal, por isso, dê-lhes espaço para fazerem o seu trabalho e respeite-os sempre.

2. Vá com calma nos primeiros treinos

Pode ser tentador tentar levantar o mesmo que há 3 meses, mas acredite em mim, não importa o quanto você tenha treinado em casa, você notará uma perda de força mais ou menos considerável. 

As boas notícias? Em um período muito curto de tempo você estará de volta onde estava. Essa perda de desempenho ocorre por dois motivos:

  • Ausência da possibilidade de exercícios de carga como se faz em uma academia (disponibilidade de barras, discos, máquinas reguláveis ​​…)
  • Perda do hábito de fazer movimentos específicos que requerem equipamentos de academia (supino, travessia de polias …)

O corpo pode se adaptar muito rapidamente ao movimento de cargas que levantamos no passado, por isso não se assuste se vir que perdeu muita força, pois é totalmente normal.

O melhor que você pode fazer é voltar à rotina que fazia antes do confinamento, mas reduzindo o peso e a quantidade de exercícios o quanto você considere necessário. 

Se você fizer aos poucos, quando menos esperar, estará mais do que cumprindo o treinamento pré-quarentena

3. Agora, mais do que nunca, seja organizado com seu equipamento de musculação

É algo que parece incrível, mas hoje muitas pessoas ainda não estão arrumadas na academia. É muito importante que, para que o espaço esteja em boas condições, você armazene e coloque todos os materiais que utiliza como estavam.