Sapatilha de ciclismo: você sabe como utilizar?

Que suplementos usar para melhorar o desempenho nas atividades físicas? (Foto: Depositphotos_222129646_s-2019)
Que suplementos usar para melhorar o desempenho nas atividades físicas?
March 20, 2020
Malhar em casa ou na academia é mais barato? (Foto: Depositphotos_229726138_s-2019)
Malhar em casa ou na academia é mais barato?
April 28, 2020

Para muitas pessoas a bicicleta ainda é apenas um meio de transporte de casa até um local relativamente próximo como o trabalho, a academia ou a casa de alguma outra pessoa. Para outras, um passeio de bike é apenas uma forma de relaxar e se divertir em um parque, na orla da praia ou em uma via movimentada. É dessa forma que todos têm o primeiro contato com a uma bike e transformam um simples transporte ou atividade de lazer em um esporte.

É assim que as sapatilhas de ciclismo se tornam necessárias. Quem opta por pedalar não só por obrigação mas também por saúde começa a se interessar pelo item, que além de melhorar a performance e o rendimento, traz diversos benefícios. Mesmo assim, algumas pessoas ainda não sabem como utilizar o calçado de ciclismo.

PRENDENDO OS PÉS NO PEDAL

Se você ainda não sabe, a sapatilha de ciclismo é o que vai prender o seu pé no pedal da bicicleta. Este item garante mais força ao pedalar e mais estabilidade, além de muitos outros benefícios, que está começando a usar as sapatilhas pode passar por algumas dificuldades iniciais no encaixe e desencaixe delas nos pedais. No encaixe, a dica é deixar o pedal mais alto e manter o joelho flexionado. Depois, basta pressionar o taco da sapatilha contra o pedal até ouvir um “clique”. Esse é o famoso “sistema de clipagem”, que liga a sapatilha ao chamado pedal clip ou pedal clipless.

O encaixe é simples, mas o desencaixe nem tanto e frequentemente é causa de quedas para os menos experientes. Nesse caso, é melhor manter a perna estendida, com o pedal mais baixo. Para desencaixar o movimento é lateral (tanto para fora quanto para dentro). Lembre-se de ir diminuindo a velocidade da bicicleta aos poucos e desencaixar a sapatilha do pedal antes de parar, para evitar acidentes.

COMO USAR MINHA SAPATILHA DE CICLISMO?

Para que o sistema de clipagem funcione perfeitamente, é fundamental que você tenha a sapatilha ideal para o ambiente que vá andar.  Ou seja, existem sapatilhas específicas para Moutain Bike, para bicicleta urbana, para bike speed e assim por diante.

Para “clipar” a sapatilha ao pedal, termo popular entre ciclistas, basta pisar que o ajuste é praticamente automático. Porém, para “desclipar” é necessário girar o pé para o lado. Vale lembrar que é preciso muita prática para evitar tombos. Por isso, pratique com a bicicleta parada apoiando em uma parede ou em algum outro local fixo antes de utilizar pela primeira vez, começando em um ritmo mais lento e então acelerando, até que se torne automático na sua memória.

COMO LIMPAR MINHA SAPATILHA DE CICLISMO?

As sapatilhas de ciclismo são feitas normalmente de tecidos como couro ou outros materiais sintéticos, além da fibra de carbono que pode acompanhar na região da sola. As de materiais sintético aquecem mais os pés, mas possuem um custo benefícios mais acessível. Para limpá-las basta um pano úmido sobre a superfície e também no solado.

Caso a sujeira seja muita como nas sapatilhas de MTB, pelo contato com água, terra e até mesmo barro, use uma escova macia e sabão neutro. Limpe com cuidado por todos os cantos para a sujeira não acumular e deixe secar totalmente em um ambiente arejado para evitar o mau odor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *