5 alimentos essenciais para quem faz atividade física (Foto: Depositphotos_224640958_s-2019)

5 alimentos essenciais para quem faz atividade física

May 30, 2020

Muitas pessoas se interessam por fazer atividade física, seja para conseguir definir o corpo, questão de saúde ou ainda para perder peso. Não adianta muito focar apenas na atividade física e também não fazer mudanças na forma como se alimenta.

Além de aprender sobre os exercícios, é fundamental lembrar que a alimentação é um fator importante para conseguir potencializar os resultados. Muitos acabam entrando em dietas que podem não ser as mais funcionais e que ainda prejudicam os resultados.

Alguns alimentos são fundamentais para serem incluídos em diversos momentos das atividades, no antes e depois do treino, além dos cuidados durante o intervalo entre as atividades. Por isso, ao pensar se a dieta de pontos funciona, ela pode ser usada para conquistar melhores resultados. 

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Batata doce

Uma grande querida dos atletas, ela consegue fornecer a energia necessária de maneira bem rápida e saudável. Também conta com um índice glicêmico bem baixo, ou seja, não vai subir o nível de glicose no sangue de uma vez. Ela também é rica em minerais bons para os músculos, como ferro, fósforo e potássio.

Lanches leves

Uma outra opção é fazer um lanche antes de treinar, comendo um pão integral, queijos menos gordurosos, além de algumas verduras.

Banana

Como é rica em potássio e carboidrato, vai ser uma ótima maneira de balancear a água do corpo, além de promover um maior relaxamento muscular. Não consumir esse alimento pode trazer dores durante e depois das atividades físicas, além das câimbras. 

Grãos integrais

Eles são ricos em fibras, tendo também um baixo índice glicêmico. Isso permite que os alimentos sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. Comer um iogurte com aveia, por exemplo, é uma ótima opção.

Suco

Além de ser bem prático, podem ser consumidos antes de realizar qualquer tipo de atividade. A frutose é uma ótima fonte de energia, com um índice glicêmico que vai variar de acordo com o tipo de fruta escolhido. Vai conter vitaminas e fibras que vão estimular o músculo e ainda melhorar a recuperação. 

O treino funciona estimulando a construção do tecido muscular, quebrando o tecido para depois da alimentação e do descanso, começar a criar mais músculos. Uma alimentação ideal vai conseguir repor os nutrientes, além da energia que foi usada durante a atividade física. 

As proteínas vão ajudar a manter e construir os músculos. Por isso, é fundamental balancear a dieta ao longo do dia. Um bom equilíbrio entre proteínas, carboidratos, vegetais consegue melhorar a performance durante a atividade, além de melhorar a saúde.

Para antes do treino, a dica é consumir os alimentos que tenham baixo índice glicêmico, pois eles têm uma absorção lenta, garantindo mais energia para toda a atividade. Caso o treinamento seja mais longo, pode ser usado alguma bebida isotônica que vai ajudar a repor a energia e os nutrientes.

É sempre recomendado comer alguma coisa antes de realizar qualquer tipo de atividade física, nem que seja apenas um suco. Fazer alguma atividade de jejum deve ser apenas com a orientação profissional.