A importância do BCAA para prática de esportes (Foto: Depositphotos_159145660_s-2019)

A importância do BCAA para prática de esportes

March 20, 2020

Os aminoácidos são fundamentais para a construção das células, assim como os tecidos corpo. São responsáveis por formar os anticorpos que combatem as infecções por vírus e bactérias, além de terem uma participação importantes nos músculos e no transporte do oxigênio a todo organismo.

Sobre os aminoácidos, um dos mais conhecidos é o BCAA, tendo sido muito importante para os atletas por contribuírem na melhora da redução da fadiga e resistência durante a prática de atividades. Ainda mais, quando se trata de alguma atividade mais prolongada, como uma maratona, por exemplo.

Benefícios do BCAA

BCAA Optimum 200 cápsulas é um composto por três aminoácidos importantes, como leucina, isoleucina e a valina. São essenciais por não conseguirem ser metabolizados pelo organismo, de maneira que só podem ser recebidos através do consumo de alimentos ricos em proteína, como leguminosas e carnes.

Eles atuam como uma fonte de energia muito importante para o musculo, principalmente durante os períodos de estresse metabólico, como em uma maratona.

Em uma corrida de longa duração, o atleta que não consumiu uma boa quantidade de carboidratos antes de sair, tem o seu nível de glicogênio caindo por conta do desgaste físico. Assim, o organismo começa a usar os aminoácidos para gerar energia.

Utilizar o BCAA faz com que o organismo consiga gerar energia, mas, também faz com que diminua a concentração dos aminoácidos na corrente sanguínea, que pode comprometer a manutenção do sistema imunológico.

Assim, além de ter um consumo regular, é bem importante fazer a suplementação de BCAA antes e depois de fazer uma atividade.

Essa suplementação tem efeito também para prevenir a fadiga do sistema nervoso, o que é bem comum nas corridas mais longas, tendo uma característica a perda de desempenho, o que vai comprometer os estoques de energia por estar se esforçando por um período mais longo e com bastante intensidade.

Os benefícios que a suplementação de BCAA podem ser sentidos é também a diminuição do ácido lático no organismo, o que vai ser muito bom para reduzir a fadiga durante as atividades físicas, além de prevenir as lesões musculares.

A suplementação com esses aminoácidos precisa ser feita junto de um acompanhamento de especialista, sabendo o limite e o que é adequado para ser consumido por cada um. Assim, as atividades físicas vão ser muito melhor aproveitadas, sem comprometer o fígado e o rim.

Por que tomar?

Para quem pratica atividades físicas mais intensas, ele é um suplemento que pode ajudar muito. O produto potencializa a recuperação da musculatura, mas também consegue proporcionar diversos outros benefícios como já foi mencionado. Assim, quem quer ganhar massa muscular pode aproveitar muito mais com o BCAA os resultados.

Com muito mais energia e com mais força, ele é ótimo por não reter líquidos e também por não engordar. Outro ponto positivo é que ele não vai precisar ser consumido em ciclos, visto que o corpo metaboliza esse aminoácido, por isso, vai realizar a formação das proteínas de maneira natural.