Exercícios Para Ganhar Massa Muscular (foto: internet)

L-TRIPTOFANO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSE AMINOÁCIDO

March 1, 2020

Temos certeza que você já ouviu falar em algum lugar a respeito da importância dos aminoácidos. Mas não só disso. Também é quase certo que já ouviu ou buscou saber aonde podemos encontrar os alimentos certos, que serão fontes para que o seu organismo funciona de maneira adequada e você tenha sempre uma boa qualidade de vida para encarar os desafios inerentes à rotina – estudo, trabalho, lazer, família, amigos e tudo o mais que deixa o cotidiano mais gostoso e agradável. 

Pois é, ninguém gosta de ficar doente, de não ter disposição ou, então, deixar de aproveitar aqueles momentos únicos porque não está com a cabeça focada naquela ocasião. É claro que pode haver diversos fatores que podem resultar nesses problemas e um deles é, claro, a ausência ou os baixos níveis de aminoácidos no corpo. 

Hoje vamos falar a respeito deles, e especialmente, sobre um, o triptofano. Sim, ao todo, o corpo necessita de 20 aminoácidos, sendo ele é capaz de produzir apenas 11. Os outros 9, portanto, não somos capazes de sintetizar e dependem de fontes externas, seja de alimentação ou suplementação, para que se integrem aos nossos organismos. A esse último grupo de 9 aminoácidos damos o nome de “aminoácidos essenciais”.

QUAL A FUNÇÃO DOS AMINOÁCIDOS?

Em palavras breves, os aminoácidos são responsáveis pela síntese de proteínas. Dentro do corpo, eles ligam-se entre si para formar as proteínas em músculos, tendões, cartilagens, tecidos conjuntivos, unhas e cabelos e mesmo em alguns hormônios. Bastante coisa, não é mesmo?

Por isso mesmo, diversas funções e atividades do corpo ficam comprometidas com os baixos níveis de aminoácidos. Além disso, eles estão relacionados ao humor, concentração, sono e à redução da agressividade e depressão, e todos esses fatores também sofrem com a baixa ingestão de aminoácidos. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRIPTOFANO?

O triptofano, em específico, possui inúmeras funções para os humanos. Ele é o precursor da serotonina, neurotransmissor responsável por coisas como o bem-estar, sono, apetite e atividades intelectuais. Podemos dizer, portanto, que ele auxilia no combate aos distúrbios causados pela depressão, estresse, mau humor e hiperatividade em crianças.

Ainda falando sobre o fato dele ser precursor da serotonina, o triptofano também é um importante aliado para quem busca o processo de emagrecimento, pois regula o apetite e reduz a vontade de comer doces. Em níveis saudáveis, esse neurotransmissor auxilia o organismo a atingir a saciedade mais facilmente, além de controlar  a ingestão de açúcares, de modo a combater a compulsão alimentar. 

Uma vez que é capaz de diminuir a secreção de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, ele também ajuda a controlar os sintomas da TPM.

Por fim, esse aminoácido também contribui para uma série de funções primordiais do organismo, como o crescimento e síntese proteica de tecidos corporais.

Uma possibilidade para lidar com a carência em triptofano é a suplementação. Neste caso, se você deseja buscar essa solução, deve procurar pelo nome L-Triptofano, que é a nomenclatura utilizada em suplementos. Eles são capazes de fornecer o aminoácido por meio de cápsulas de modo a complementar a alimentação quando esta não é suficiente para suprir a demanda do corpo pela substância.