3 coisas essenciais para você montar a sua academia (Foto: Depositphotos_153982830_s-2019)

3 coisas essenciais para você montar a sua academia

January 28, 2020

O segmento fitness tem sido uma ideia muito boa de investimento no Brasil. O país já conta como sendo o segundo maior mercado no mundo todo. Por isso, se você quer saber como entrar no mundo fitness e montar uma academia, veja o que vai ser necessário investir para começar o seu negócio.

São mais de 8 milhões de clientes, sendo a quarta maior população que gosta de frequentar a academia. Por isso, é um tipo de negócio que tem clientes interessados, mesmo em tempos de crise. Muito mais do que buscando ter força física ou desempenho atlético, as pessoas procuram as academias para melhorar a sua saúde.

1 – Investimento

O investimento para começar uma academia é em média de R$ 100.000. O valor envolvido depende de muitas escolhas, por isso, pode variar bastante. Tem que ser pensado em que tipos de atividades vão ser oferecidas, com musculação, danças, artes marciais, spinning, entre outros.

Além disso, é necessário saber que público-alvo vai ter, sabendo o valor que as pessoas vão estar dispostas a pagar para frequentar o local. Dependendo do seu público, não vale a pena investir em diversos tipos de serviços e nem em muitos equipamentos, montando um espaço básico com ar condicionado Split.

Se você já tem um imóvel, fica mais fácil de pensar onde montar uma academia, mas se precisa adquirir ou construir, os gastos aumentam. Se a ideia é pagar aluguel, os valores também vão variar de acordo com a localização. Além disso, é necessário ter certeza de que dá para realizar modificações no ambiente.

2 – Equipamentos

Os equipamentos são a base para ter uma academia e eles não costumam ser baratos. Existem os tipos mais básicos e outros diferenciados. Tudo vai depender do que se planeja com os negócios, do público-alvo, da localização, da concorrência e do tamanho do espaço.

Existem alguns equipamentos que são padrões, como esteira, bicicleta ergométrica, elíptico, steps. Além disso, existem os equipamentos de cadeira extensora, supino vertical e reto, cadeira flexoral, leg press, hack machine, máquina para glúteo, halteres, suporte para agachamento, entre outros.

3 – Funcionários

Não dá para administrar um espaço totalmente sozinho. Para conseguir oferecer um bom atendimento aos clientes, a academia precisa ter diversos profissionais. Os professores precisam ser registrados no CREF para dar as aulas ou instruir os alunos. Também vai ser necessário ter alguém para a recepção e alguém para a limpeza.

É importante também investi em um médico ou fisioterapeuta que possa estar a disposição para realizar as avaliações dos alunos que começam. É fundamental contratar funcionários que tenham boas qualificações para poder oferecer um atendimento completo e dar bons treinos para os alunos.

Essa é uma escolha que também vai variar conforme o porte da academia, não precisando ter muitos funcionários se o ambiente for menor. Existem estabelecimentos que tem uma dinâmica diferenciada, pensando em alunos que tenham mais experiência e não contratam funcionários de educação física para criar os treinos e orientar os alunos durante a musculação.