Como sair do sedentarismo com poucos exercícios em casa

Veja 5 esportes radicais para sair da rotina
01/06/2019
Conheça Mais Sobre a Fisioterapia Esportiva
29/07/2019
Exibir tudo

Como sair do sedentarismo com poucos exercícios em casa

O sedentarismo é o principal responsável pelo surgimento de diversas doenças graves e um estudo revelou que 45% da população brasileira são sedentárias. Algumas pessoas lutam para sair do sedentarismo, lutando contra dificuldades como rotina corrida, depressão e outros motivos.

O principal meio para sair da condição de sedentário é fazendo atividades físicas. No entanto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) mais de 100 milhões de pessoas atualmente não fazem nenhum tipo de exercício físico.

A ideia de frequentar uma academia é perturbadora para algumas pessoas, por diferentes motivos. A boa notícia é que para sair do sedentarismo a pessoa pode realizar as atividades físicas na sua própria residência, com alguns tipos de exercícios bem fáceis de fazer.

O ideal é ter sempre algum profissional para acompanhar os exercícios, mas as dicas que daremos agora qualquer pessoa pode fazer pois, são bem fáceis.

Pular corda

Pular corda é uma das melhores atividades físicas que existem para sair de vez do sedentarismo. Além disso, esse exercício é excelente para quem deseja perder peso e melhorar o condicionamento físico. De acordo com especialistas, trinta minutos dessa atividade equivale à uma hora de caminhada, queimando até trezentos e cinquenta calorias. 

Essa atividade trabalha também o sistema cardiorrespiratório, fortalece os músculos e contribui para a conquista de coordenação motora. Para começar essa atividade em casa, comece fazendo sessões curtas, já que a falta de experiência pode causar alguma lesão na musculatura. 

Abdominais

Os abdominais também são exercícios que você pode fazer na sua residência para sair do sedentarismo. Para fazer atividades abdominais você vai precisar de um colchonete courvin para se apoiar e não se machucar. Você pode fazer poucas sessões até que seu corpo se acostume com os exercícios.

Os exercícios abdominais são importantes porque trabalham um dos principais músculos do corpo. Além disso, ele contribui para melhorar a postura do corpo. Não é apenas os músculos do abdômen que são favorecidos, mas também braços, pernas e glúteos. 

Dançar

Dançar é para muitos um hobby. Se você também gosta de dançar, aproveite para unir o útil ao agradável. A dança também é uma atividade que pode ajudar qualquer pessoa a sair do sedentarismo.

Essa atividade contribui para a boa forma, além de estimular a autoestima. Ela também ajuda na saúde do coração e do pulmão, evitando doenças graves. Ela é uma grande aliada contra o estresse e contra a timidez.

Você pode praticar essa atividade em casa mesmo, basta apenas colocar uma música um pouco agitada e dançar. Para se ter uma ideia, em uma única hora de dança você pode queimara até 550 calorias. Imagine então, fazer uma atividade prazerosa, perder peso e sair do sedentarismo sem precisar de academia? Isso é possível dançando!  

Subir e descer escadas

A sua casa tem escadas? Você faz de tudo para evitá-las? Pois saiba que ela pode ser sua aliada contra o sedentarismo.

Subir e descer as escadas podem ser uma ótima forma de fazer exercícios sem precisar ir até uma academia. Você pode para fazer uma sequência de descidas e subidas por alguns minutos durante o dia. Deste modo, você vai sair do sedentarismo, perder alguns quilos, trabalhar o sistema cardiorrespiratório e também a musculatura das pernas.